APEEPR e IES pedem manutenção da oferta do ensino da LEM-Espanhol na Matriz Curricular da Educação Básica do Estado do Paraná #ficaespanholnoparana
Em uma
reunião realizada a pedido do deputado Tiago Amaral, vice-líder do governo na
Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (17), diversos representantes de
diferentes instituições públicas paranaenses e a Associação de Professores de
Espanhol do Estado do Paraná (APEEPR) apresentaram ao Secretário de Educação do
Estado, Renato Feder, um documento (clique aqui) que
propõe a obrigatoriedade do ensino da Língua Espanhola nas escolas de Ensino
Fundamental e Médio do Paraná.
Atualmente, apenas 61 escolas
do Paraná ofertam o ensino do Espanhol no currículo, número que representa
menos de 3% das escolas paranaenses. Essas escolas receberam, no dia 19 de
setembro, o Oficio Circular nº 108/2019, da Secretária de Educação do Paraná,
que orientava a substituição das aulas de Espanhol pelas de Inglês e abertura
de turmas de CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) para a oferta do
idioma, o que deixará diversos professores de espanhol sem empregos e os alunos
sem acesso à matéria.
O CELEM (Centro de Línguas
Estrangeiras Modernas) é um programa do Governo do Estado que oferta o ensino
gratuito de idiomas nas escolas públicas do estado. Entretanto, como afirma o
documento produzido pelos docentes de diversas universidades públicas
paranaenses e APEEPR, “a oferta do CELEM ocorre no contraturno, inviabilizando
o acesso da maioria dos alunos que, por diversas razões, não podem comparecer à
escola em horário diferente do estabelecido para o ensino regular, a retirada
do Espanhol da grade implica diretamente na perda de um direito”.
No documento os professores
pedem a não retirada do ensino da Língua Espanhola das 61 escolas citadas, a
manutenção da oferta desse idioma no CELEM, e ainda propõem uma PEC (Proposta
de Emenda à Constituição) para obrigatoriedade do ensino de Espanhol no currículo
do Ensino Fundamental e Médio em todas as escolas do Paraná. “Com isso, nossos
alunos terão acesso a um ensino trilíngue, o que abre diversas portas para os
jovens e para o nosso estado. O Paraná faz fronteira com países de língua
espanhola, não podemos privar os alunos desse aprendizado”, afirma Amábile
Piacentine Drogui, docente do curso de Letras Espanhol da UNESPAR.
Outros estados do Brasil já
garantem por lei a oferta obrigatória do Espanhol na grade curricular, como é o
caso do Rio Grande do Sul, Paraíba e Rondônia, de acordo com o documento. Para
conseguir incluir a disciplina nos horários normais, a solução apresentada
pelos professores é a inclusão da 6º aula em dois dias da semana.
Durante a reunião, o Diretor
Pedagógico da Secretaria da Educação do Paraná, Raph Gomes Alves, mostrou a
impossibilidade de inclusão da 6º aula para 2020 por causa do planejamento já
previsto para os horários do transporte escolar. “Se a gente ofertar a 6º aula
teremos um problema de participação dos alunos. Os alunos que dependem de
transporte escolar não poderiam participar”. A inclusão, então, só seria
possível nas escolas em que os alunos não dependem dos ônibus escolares.
A solução apresentada pelo
Secretário da Educação para tentar manter as aulas de Espanhol, é a inclusão da
matéria na grade curricular gradativamente a partir de 2021, ano em que a carga
horária do Ensino Médio passará de 800 horas para 1000 horas.
Participaram da reunião o
secretário de educação do Paraná, Renato Feder, os professores Amábile
Piacentine, docente do curso de Letras Espanhol da UNESPAR, Hellen Gonçalves,
docente de língua espanhola do IFPR, Isabel Cristina Jasinski, docente do curso
de Letras Espanhol da UFPR, Jefferson Januário dos Santos, docente do curso de
letras espanhol da UEL, Melissa Andres Freitas, docente do curso de letras
espanhol da UEPG, Glenda Cáceres, docente do curso letras espanhol da UFPR, e
Marlene Garozzi, assessora parlamentar do deputado Tiago Amaral. A professora
Jacicarla Souza da Silva, docente do curso de Letras Espanhol da UEL, que
contribuiu para a construção da proposta apresentada à SEED, não pode
comparecer nesta reunião.
No dia seguinte à reunião
(19), a Secretaria de Estado da Educação publicou, em seu site, o Comunicado:
oferta da Língua Espanhola (clique aqui).
A Secretaria de Estado da
Educação e do Esporte (Seed) informa que, devido à obrigatoriedade da
disciplina de Língua Inglesa na grade curricular do Ensino Fundamental e Ensino
Médio, conforme estabelecido na Lei Federal 9.394/96, a disciplina de Língua
Espanhola será ofertada no âmbito do Celem (Centro de Línguas Estrangeiras
Modernas) em 2020.
Após reunião entre o secretário
Renato Feder e o diretor de Educação, Raph Gomes, professores de espanhol
atuantes em universidades e escolas e membros da Associação de Professores de
Espanhol do Estado do Paraná, a Seed se comprometeu a estudar a inserção
gradativa da disciplina de Língua Espanhola na matriz curricular, atendendo às
diretrizes do Novo Ensino Médio, a partir de 2021.
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