APEEPR 35 anos (1985-2020): algumas ações políticas e linguísticas no período de 2018-2019 #ficaespanholnoparana
Algumas ações Políticas e Linguísticas da Diretoria Geral Estadual
da APEEPR no período compreendido de 2018 a 2019, extraídas das Atas das
Assembleias:
- Divulgação
e acompanhamento, em 19/01/2018, da publicação da Resolução nº015/2018 da
SEED-PR que regulamenta a Distribuição de Aulas na Rede Pública Estadual de
Educação Básica do Paraná, bem como chamando atenção para o artigo 10 que trata
especificamente do CELEM;
- Lançamento
do livro publicado pela APEEPR intitulado “As identidades e as Relações
Étnico-Raciais no Ensino da Língua Espanhola”, editora Pontes, ano de 2018,
onde os artigos que compõem
o referido livro foram selecionados dos trabalhos apresentados no 17º
EnPLEE/APEEPR UEPG 2017 nas modalidades Relatos
de Experiências Didáticas, Trabalhos de Pesquisa, Oficinas e Mesas Redondas. Organizadores/as:
Gilson Rodrigo Woginski, Ligia Paula Couto, Renana Fagundes de Souza. Autores/as
de capítulos: Édina Aparecida da Silva Enevan (IFSC), Gilson Rodrigo Woginski
(APEEPR), Jacicarla Souza da Silva (UEL), Letícia Fraga (UEPG), Ligia Paula
Couto (UEPG), Naiane Carolina Menta Três (UFFS), Víctor Ricardo Romero Masgo (UEPG),
Renan Fagundes de Souza (UEPG);
- 1ª Reunião
entre a APEEPR e as Universidades via Skype, em 23/06/2018, para tratar de encaminhamentos
relacionados à Língua Espanhola na Matriz Curricular da Educação Básica com a
apresentação de um esboço de um “Projeto de Lei” elaborado inicialmente pela
APEEPR para discussões e deliberações com os/as professores/as das Universidades
para adequações. Outras Reuniões para (re)encaminhamentos ocorreram na sequência
01/09/2018, 22/09/2018, por exemplo;
- Reunião
entre a APEEPR e a Assessoria Jurídica da Deputada Estadual Maria Victória Borghetti
Barros, Presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais e integrante
da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em
20/07/2018, para apresentação da APEEPR e dos documentos MINUTA e JUSTIFICATIVA (Ofício
nº011/2018 de 20/07/2018 da APEEPR) relacionadas ao Projeto de Lei sobre o
ensino da Língua Espanhola na Matriz Curricular da Educação Básica do Estado do
Paraná. Em 13/08/2018, a Assessoria do Gabinete da referida Deputada informou que
ao pesquisar os registros da ALEP foi constatado que “a presente sugestão de Projeto de Lei já existe na Assembleia
Legislativa e já virou lei”, isto é, Lei Estadual nº11.574/1996 e Lei
Estadual nº13.155/2001, sendo, portanto, uma surpresa para todos/as porque até
então era algo desconhecido especialmente para os/as professores/as de Língua
Espanhola;
- Reunião
entre a APEEPR e a Assessoria Jurídica do Deputado Estadual Pedro Lupion, Líder
do Governo na ALEP, em 30/08/2018. Na ocasião foi ratificada a informação de
que uma vez sendo matéria já tramitada e sancionada não haveria possibilidades
de apresentação de novo Projeto de Lei;
- Participação do Ato
Público de 30/08/2018 seguido de passeata, organizado pela APP Sindicato/PR
referente ao histórico “Dia 30 de Agosto de 1988”, onde a APEEPR usou a faixa
“Contra a reforma do Ensino Médio. A favor das Leis Estaduais do Paraná: nº11.574/1996
e nº13.155/2001 #FicaEspanholnoParaná” dando visibilidade à Língua Espanhola;
- Realização da 2ª Reunião Técnica, em 22/09/2018, durante o 18º EnPLEE/APEEPR sediado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza/PR, entre a APEEPR e as Universidades que ofertam o Curso de Letras com Licenciatura em Língua Espanhola no Estado do Paraná, por proposição da Presidência da DGE/APEEPR (Ato Ad Referendum nº006/2018 de 20/04/2018), objetivando reunir professores/as dos Cursos de Letras (Língua Espanhola) das IES do Estado do Paraná para discutir a situação da oferta dessa Língua Estrangeira tanto na Graduação e Pós-Graduação quanto na Matriz Curricular e Extracurricular da Educação Básica;
- Realização da 2ª Reunião Técnica, em 22/09/2018, durante o 18º EnPLEE/APEEPR sediado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza/PR, entre a APEEPR e as Universidades que ofertam o Curso de Letras com Licenciatura em Língua Espanhola no Estado do Paraná, por proposição da Presidência da DGE/APEEPR (Ato Ad Referendum nº006/2018 de 20/04/2018), objetivando reunir professores/as dos Cursos de Letras (Língua Espanhola) das IES do Estado do Paraná para discutir a situação da oferta dessa Língua Estrangeira tanto na Graduação e Pós-Graduação quanto na Matriz Curricular e Extracurricular da Educação Básica;
- Construção de dados sobre o desmonte do CELEM após a
reorganização proposta pela SUED/SEED-PR. Os dados foram sistematizados em
tabelas e gráficos, referente ao período de 2012 a 2018, demonstrando que a
demanda da oferta de turmas de todos os idiomas foi reduzida de 3.459 para
1.531 e consequentemente a redução do número de matrículas, de 71.190 para
45.930. No caso da demanda da oferta de LEM-Espanhol no CELEM nesse mesmo
período, as turmas reduziram de 2.994 para 1.163 e as matrículas de 61.833 para
22.771;
- Construção e divulgação do “modelo” de CARTA COMPROMISSO
para ser entregue e assinada pelos/as candidatos/as aos cargos de Deputado/a
Estadual e Federal, Senador/a, Governador/a e Presidente nas Eleições de 2018;
- Publicação da CARTA DE APOIO de 18/10/2018 à defesa,
permanência e continuidade do ensino da Língua Espanhola no Currículo da
Educação Básica no Estado do Paraná produzida pelos/as professores/as do
Instituto Federal do Paraná (IFPR) de diferentes campi enviada à APEEPR;
- Ação Conjunta APEEPR e Universidades na gravação de vídeos
para o Movimento Fica Espanhol no Paraná 2019
IES - Instituições de Ensino Superior (vídeo geral)
UEL - Universidade Estadual de Londrina (vídeo)
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (vídeo)
UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná (vídeo)
UNICENTRO - Universidade
Estadual do Centro-Oeste do Paraná (vídeo)
UFPR - Universidade
Federal do Paraná (vídeo)
-
Reunião entre a APEEPR e o Deputado Estadual
Arilson Chiorato, em 14/05/2019 (Ofício
nº002/2019 de 30/04/2019), para apresentação da situação da Disciplina
Curricular de LEM-Espanhol no Currículo Escolar da Rede Pública Estadual de
Educação Básica do Paraná. Na ocasião foram traçadas estratégias para continuidade
do Movimento #FicaEspanholnoParaná, entre elas o envio de Ofício à Secretaria
de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) para obter informações sobre qual
seria o tratamento dado à Disciplina Curricular de LEM-Espanhol na atual
Gestão, sendo submetido, inicialmente, um REQUERIMENTO à aprovação do Plenário da ALEP. Pela
APEEPR participaram o Presidente Prof. Ms. Gilson Rodrigo Woginski, a
Secretária Geral Prof. Ma. Hellen Christina Gonçalves e a
Tesoureira Prof. Esp. Valdirene de Jesus Ramos Mendes;
- Pró-reitores de Graduação e Ensino das sete Instituições Estaduais de
Ensino Superior do Paraná (IEES), integrantes do PROGRADES (Fórum Permanente de
Pró-Reitores de Graduação das Universidades Estaduais do Paraná), foram
recebidos no último dia 14/05/2019 pelo Superintendente da Secretaria da Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona, em Curitiba/PR. O objetivo foi
discutir ações colegiadas para análise de dados sobre evasão nas Universidades,
e também foi entregue CARTA CONJUNTA, solicitando Apoia à Oferta da Língua Espanhola.
A referida Ação faz parte do Movimento #FicaEspanholnoParaná organizado
pela APEEPR e Departamentos/Colegiados dos Cursos de Letras com Habilitação em
Espanhol das IES paranaenses;
- Ação Coletiva da APEEPR e Universidades Estaduais (UEL, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO e UNIOESTE) e
Federais (UFFS, UFPR e UNILA) com oferta do Curso de Letras Habilitação em
Espanhol no contexto paranaense elaboraram conjuntamente o documento CARTA DE APOIO à Oferta do Ensino da Língua Espanhola no Estado do
Paraná. Esse documento é para ser endereçado e entregue às
Instituições/Organizações (Câmaras de Vereadores, Secretarias Municipais de
Educação, Consulados, Sindicatos, etc) para solicitação de MOÇÃO DE APOIO à
oferta do ensino da LEM-Espanhol como Disciplina Curricular do Currículo Escolar;
- Envio de OFÍCIO nº032/2019 da APEEPR, em 18/07/2019, às Chefias
dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Estado do Paraná solicitando
apoio e atenção especial sobre a Língua Espanhola no Currículo Escolar, a fim
de tratar da reorganização da Matriz Curricular, desencadeada a partir da
“Reforma do Ensino Médio”;
- Realização da 3ª Reunião Técnica, em 31/08/2019, durante o 19º EnPLEE/APEEPR sediado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu/PR, entre a APEEPR e as Universidades que ofertam o Curso de Letras com Licenciatura em Língua
Espanhola no Estado do Paraná, por proposição da Presidência da DGE/APEEPR
(Ato Ad Referendum nº007/2019 de 25/07/2019), objetivando reunir professores/as
dos Cursos de Letras (Língua Espanhola) das IES do Estado do Paraná para
discutir a situação da oferta dessa Língua Estrangeira tanto na Graduação e
Pós-Graduação quanto na Matriz Curricular e Extracurricular da Educação Básica;
-
Participação da APEEPR, em 19/09/2019, do I Encuentro de Lengua Española y sus
Políticas de Fortalecimiento en el Estado del Paraná, promovido pelo Curso de
Letras Português Espanhol da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus
de União da Vitória/PR. Com o tema
“Políticas Públicas e (Pluri)Linguísticas: o impacto das leis e a recorrência
na (re)afirmação da existência da diversidade linguística no/do Paraná e
Brasil”, o Presidente da APEEPR
Prof. Me. Gilson Rodrigo Woginski e a Secretária Geral da APEEPR Prof. Ma.
Hellen Christina Gonçalves desencadearam reflexões sobre a situação da Língua
Espanhola na Educação Básica paranaense. Na ocasião, a APEEPR recolheu assinaturas da CARTA DE APOIO (Moção de Apoio) à oferta do
ensino da Língua Espanhola no Paraná das autoridades presentes: Carlos Polsin,
Chefe do NRE União da Vitória e representante do Deputado Estadual Hussein
Bakri; Claudia Schena Rotta, representando Ricardo Brugnago, Secretário
Municipal de Educação de União da Vitória; Mariana Honesko, representando a
Câmara Municipal de União da Vitória; Elizabete Sampaio Braum, representando do
Centro de Línguas CELEM do NRE União da Vitória; Silvia Delong, coordenadora do
Colegiado de Letras Português/Espanhol da UNESPAR, campus de União da Vitória;
- Participação da APEEPR, em 29/09/2019, de discussões sobre a oferta da Língua Espanhola no Paraná durante a Jornada Didáctica para Profesores de ELE com a Mesa-Plenária “Enseñar español en el sur de Brasil realidades, prácticas y retos de los estados de frontera”, organizada pelo Instituto Cervantes de Curitiba. Participaram da referida Mesa-Plenária, a Diretora Acadêmica do Instituto Cervantes de Curitiba Prof. Tania Alonso Galán, o Presidente da APEEPR Prof. Ms. Gilson Rodrigo Woginski, a Professora da UFPR Prof. Dra. Nylcéa Pedra de Siqueira, o professor do IFPR Prof. Ms. Natan Gonçalves Fraga e a Gerente de Currículo da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba Pedagoga Luciana Zaidan Pereira;
- Envio de OFÍCIO nº034/2019 da APEEPR, de 01/10/2019, às Chefias dos 32 NREs compartilhando ORIENTAÇÕES aos NREs para que esses orientassem adequadamente os Conselhos Escolares
das Comunidades Escoalres para realização coletiva de discussões transparentes, deliberações
democráticas e posicionamento sobre a manutenção da oferta da LEM-Espanhol na
Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná;
- Reunião entre a APEEPR e as
Universidades, em 15/10/2019, com a Comissão de Educação da ALEP tratam da
oferta da Língua Espanhola na Educação Básica para a apresentação de DOCUMENTO relacionado à implementação da oferta do
ensino da Língua Espanhola na Matriz Curricular da Educação Básica do Estado do
Paraná. Reunião a pedido do Deputado Estadual Arilson Chiorato com a
participação dos Deputados Estaduais Hussein Bakri (Líder do Governo e
Presidente da Comissão de Educação/ALEP) e Tiago Amaral (Vice-Líder e Membro da
Comissão de Educação/ALEP). Ficou aprovada a realização de uma nova reunião com a presença de Renato Feder, Secretário de Estado da Educação SEED-PR. Participaram além dos
deputados, os/as professores/as Prof. Dr. Flavio Pereira (UNIOESTE-Foz do
Iguaçu/PR), Prof. Me. Gilson Rodrigo Woginski (Ed.Básica e APEEPR), Prof. Dra. Glenda
Heller Cáceres (UFPR), Prof. Ma. Hellen Christina Gonçalves (IFPR e APEEPR), Prof.
Dra. Isabel Jasinski (UFPR), Prof. Ma. Melissa Andres Freitas (UEPG), Prof. Dr.
Valdir Olivo Júnior (UNICENTRO-Irati);
- Ação Conjunta APEEPR e as Universidades intitulada “Escreva
para os/as Deputados/as do Paraná” para pedir o apoio na manutenção da Língua Espanhola nas 61 escolas
públicas que já ofertam no Ensino Fundamental e também nas escolas públicas que
ofertam no Ensino Médio porque foi escolha democrática da Comunidade Escolar
(estudantes, pais, professores e funcionários). Portanto, deve ser assegurada
essa oferta e posteriormente, estendida também para outras escolas que também
desejassem;
- Reunião entre
APEEPR e as Universidades, em 17/12/2019, com o Líder do Governo do Paraná e Presidente da Comissão de Educação da ALEP,
Deputado Estadual Hussein Bakri, com o Vice-Líder do Governo Tiago Amaral e com
o Secretário de Estado da Educação do Paraná, Renato Feder, para tratar da manutenção da
oferta da LEM-Espanhol na Matriz Curricular da Educação Básica do Estado do
Paraná apresentando um documento como FUNDAMENTAÇÃO à Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) sobre a obrigatoriedade do ensino da Língua espanhola no Estado do Paraná. Reunião agendada e mediada a pedido dos Deputados Estaduais Arilson
Chiorato e Tiago Amaral. Participaram o Diretor Pedagógico da SEED-PR Prof.
Raph Gomes Alves, Marlene Garozzi Assessora Parlamentar do Deputado Tiago
Amaral, os/as professores/as Prof. Ma. Amábile Piacentine Drogui (UNESPAR-Apucarana),
Prof. Dra. Glenda Heller Cáceres
(UFPR), Prof. Ma. Hellen Christina Gonçalves (IFPR e APEEPR), Prof. Dra. Isabel Jasinski (UFPR), Prof. Dr. Jefferson Januário
dos Santos (UEL), Prof. Ma. Melissa Andres Freitas (UEPG).
#FicaEspanholnoParaná
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