Ir al contenido principal

Jornada APEEPR e Assembéia Geral Ordinária

II Jornada da APEEPR - Londrina, 06/12/11
Silvana Salino Ramos Lopes (coord. área de espanhol da UEL); Zulmira Herrera (tesoureira APEEPR); Arelis Felipe Ortigoza (palestrante - UEL) e Tatiana Helena Rios (palestrante - UEL)


II Jornada APEEPR - Londrina, 06/12/11
Atrás - profas.: Tatiana, Cláudia, Valdirene, Arelis e Silvana.
Alunos e profa. Amábile da FACED - Apucarana
 Tema: Dicionários bilíngues: como torná-los aliados no ensino de ELE?


Tatiana Helena Carvalho Rios tem o português como língua materna e o espanhol como língua paterna. É bacharel em Letras / Tradutor (2001), mestre (2004) e doutora (2010) em Estudos Lingüísticos pela UNESP / IBILCE. Em Madri, com bolsa da Fundação Carolina, fez o Curso de Alta Especialização em Filologia Hispânica, no Instituto da Língua Espanhola do CSIC e obteve o título de Magíster en Filología Hispánica (2007). Participou da elaboração do PIP: Dicionário de Provérbios, Idiomatismos e Palavrões (2002), do Dicionário Eletrônico de Expressões Idiomáticas Português-Francês, Francês-Português (2007) e do Novo PIP: Dicionário de Provérbios, Idiomatismos e Palavrões em uso (2008). Trabalhou como consultora, intérprete, professora, revisora e tradutora de língua espanhola. Seus principais temas de interesse são: fraseologia, lexicografia bilíngüe e tradução. Atualmente é professora de língua espanhola na Universidade Estadual de Londrina.

Arelis Felipe Ortigoza. É professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve pesquisas na área da lexicografia bilíngüe contrastiva em projetos como o DiCoPoEs e na área da Terminologia bilíngüe. Atualmente cursa o Doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalhando com o tema das collocations nos contrastes entre o português e o espanhol. Tem experiência no ensino da língua espanhola e na formação de professores de língua espanhola e cursa a graduação em Psicologia. Cursou o Mestrado em Estudos da Linguagem (2006-2008), a Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras (2005-2006) e a Licenciatura em Letras Hispano Portuguesas (2004), todos na Universidade Estadual de Londrina (UEL).



Data: 06/12/2011, terça-feira

Horário: 19h – 23h

Local: CLCH / UEL, Londrina/PR, sala de eventos

GRATUITO PARA SÓCIOS APEEPR (em dia com sua anuidade 2011). Favor apresentar recibo de pagamento.

Preço para não sócios: R$ 50,00

Para se inscrever nesta Jornada, envie uma mensagem para: apeepr@gmail.com com assunto “Jornada dez/2011”

Haverá sorteio de livros, Anais do IV EnPLEE-PR e outros materiais.


¡Contamos con su participación!

Comentarios