Terceira Circular
Curitiba,
15 de abril de 2016
A Associação de Professores de
Espanhol do Estado do Paraná (APEEPR) e o Colégio Estadual do Paraná (CEPR) têm
a satisfação de anunciar a realização do XVI Encontro de
Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná (EnPLEE), que
ocorrerá nas dependências do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, nos dias
27 e 28 de maio de 2016.
Nesta edição o XVI EnPLEE 2016 tem
como tema as “Práticas Pedagógicas para a Disciplina de
Língua Espanhola no Estado do Paraná”.

Comunicamos que a Certificação
do XVI EnPLEE 2016 será emitida pela Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu
(UNIGUAÇU), de União da Vitória/PR, com
Carga Horária de 25 (vinte e cinco) horas, desde que comprovado o pagamento
da Inscrição e a devida participação no evento, bem como será entregue no encerramento deste evento, dia
28/05/2016, a partir das 15h30, somente para os(as) participantes inscritos(as)
até o dia 10/05/2016, em razão da confecção
dos Certificados. Os(as) inscritos(as) após está data, 10/05/2016, receberão o
Certificado em data ainda a ser definida (prazo mínimo de dois meses).
O XVI EnPLEE 2016 contará com
Mesas-Plenárias e Oficinas apresentadas por convidados(as) de diferentes
Instituições de Ensino, bem como por Comunicações Orais que serão propostas por
professores(as) e acadêmicos(as) de acordo com os “Eixos Temáticos” constantes
das instruções para inscrição de Comunicações Orais. Portanto, as Inscrições poderão ser realizadas nas modalidades
Participantes Ouvintes (sem apresentação de Trabalhos) ou Participantes
Apresentadores (com apresentação de Trabalhos).
Reiteramos que as Inscrições para este XVI
EnPLEE 2016 e/ou para adesão de novos(as) Associados(as) e/ou atualização
dos(as) já Associados(as), serão realizadas exclusivamente através dos e-mails
informados nas Orientações constantes nesta 3ª Circular e NÂO ATRAVÉS DO SITE,
pois este se encontra em reformulação e manutenção.
1. Orientações para Inscrição de
Participantes Ouvintes (sem apresentação de Trabalhos)
As inscrições de Ouvintes deverão ser realizadas até 10 de maio de 2016. Ao inscrever, os(as) Participantes Ouvintes
poderão participar das Mesas-Plenárias, Conferência e até 02 (duas) Oficinas
(Verificar a Programação Geral Oficial).
1.1 Participante
Ouvinte - COMO PROCEDER?
1º Preencher e anexar a “Ficha
de Inscrição” disponível no Blog da APEEPR: http://apeeprenlinea.blogspot.com.br/
2º Realizar pagamento (depósito) da
Contribuição Social Anual (anuidade), conforme Artigo 12, Parágrafos 1º e 2º do
Estatuto Social da APEEPR:
Valores
- Professores(as): R$ 50,00 Valores - Acadêmicos(as): R$ 25,00
OBS: verificar o disposto
no Ato Ad Referendum nº 001/2016 de 20/03/2016
da Presidência da DGE/APEEPR que orienta a Regularização do Pagamento da
Contribuição Social Anual (anuidade) da APEEPR referente ao período de 2013 a
2016.
DADOS BANCÁRIOS:
Caixa Econômica Federal
Agência nº 0663 - Conta Poupança nº 2821-2
- Operação 013
CNPJ 78.782.158/0001-58
3º Anexar e enviar por e-mail o
Comprovante de Pagamento (depósito) da Anuidade;
4º Acadêmicos(as) deverão anexar e
enviar por e-mail Comprovante de que estão regularmente matriculados(as) em
Curso de Letras com habilitação em LEM-Espanhol;
5º Enviar os documentos solicitados para
o e-mail: ouvintesenplee@gmail.com
2. Orientações para Inscrição de Participantes
Apresentadores/as (Comunicações Orais)
As inscrições de Apresentadores(as) de Comunicações Orais deverão ser
realizadas até o dia
10 de maio de 2016.
Ao inscrever sua Comunicação Oral, os(as) Participantes Apresentadores(as) poderão
participar das Mesas-Plenárias, Conferência e até 02 (duas) Oficinas (Verificar
a Programação Geral Oficial). Ainda, nesta Edição do evento, XVI EnPLEE 2016, os(as)
proponentes poderão inscrever no máximo até 02 (dois) Trabalhos (Comunicações
Orais), desde que se encaixem nos “Eixos Temáticos” propostos.
2.1 Participante
Apresentador(a) de Trabalho - COMO PROCEDER?
1º Preencher e anexar a “Ficha
de Inscrição” disponível no Blog da APEEPR:
http://apeeprenlinea.blogspot.com.br/
2º Realizar pagamento (depósito) da
Contribuição Social Anual (anuidade), conforme Artigo 12, Parágrafos 1º e 2º do
Estatuto Social da APEEPR:
Valores - Professores(as): R$
50,00 Valores - Acadêmicos(as): R$
25,00
OBS:
verificar o disposto no Ato Ad Referendum
nº 001/2016 de 20/03/2016 da Presidência da DGE/APEEPR que orienta a
Regularização do Pagamento da Contribuição Social Anual (anuidade) da APEEPR
referente ao período de 2013 a 2016.
DADOS BANCÁRIOS:
Caixa Econômica Federal
Agência nº 0663 - Conta Poupança nº
2821-2 - Operação 013
CNPJ 78.782.158/0001-58
3º Anexar e enviar por e-mail o
Comprovante de Pagamento (depósito) da Anuidade;
4º Anexar e enviar por e-mail o Resumo
do Trabalho;
5º Acadêmicos(as) deverão anexar e
enviar por e-mail Comprovante de que estão regularmente matriculados(as) em
Curso de Letras com habilitação em LEM-Espanhol;
No assunto do e-mail deve-se indicar o
Eixo Temático no qual se encaixa o trabalho e o seu título (Exemplo: 1. A
canção nas aulas de Língua Espanhola). No corpo do e-mail favor escrever o nome
dos(as) autores(as) e a instituição a qual pertence(m).
3.
Eixos Temáticos
Serão aceitos “Relatos de
Experiências Didáticas” e/ou “Trabalhos de Pesquisa” em andamento ou concluídas
que se encaixem em um dos seguintes Eixos Temáticos com foco no Processo de
Ensino e Aprendizagem da Língua Espanhola como Língua Estrangeira:
1. Ensino da Língua Espanhola;
2. Temas Transversais no Ensino da Língua
Espanhola;
3. Ensino de Literaturas de Língua
Espanhola;
4. Análise e produção de material
didático em Língua Espanhola;
5. Gêneros textuais no Ensino da Língua
Espanhola;
6. Aquisição da Língua Espanhola;
7. Políticas Públicas e Linguísticas para
o Ensino da Língua Espanhola;
8.
Currículos,
Planejamentos e Propostas Pedagógicas Curriculares para o ensino de Língua
Espanhola.
Devido à natureza do XVI EnPLEE,
isto é, um Encontro dirigido aos(às) professores(as) de Língua Espanhola, serão
priorizados os trabalhos que apresentarem interesse mais direto às Práticas Pedagógicas
realizadas em sala de aula.
4.
Normas para Envio de Resumos
Os resumos deverão conter:
·
o
título do trabalho em negrito, centralizado e em caixa alta;
·
em
linha logo abaixo do título, a titulação, o nome e, entre parênteses, a
instituição dos(as) autores(as), alinhados à direita e somente as letras
iniciais de cada palavra em caixa alta;
·
na
sequência, a titulação, o nome e, entre parênteses, a instituição do(a) Orientador(a),
alinhado à direita e somente as letras iniciais de cada palavra em caixa alta;
·
texto
de no mínimo 300 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único;
·
de
três a cinco palavras-chaves separadas por ponto e vírgula;
·
as
palavras Resumo e Palavras-chave em negrito e somente a primeira letra em caixa
alta;
·
à
palavra Resumo devem seguir-se dois pontos e o texto.
Quando os(as) proponentes forem
acadêmicos(as) de Licenciatura em Letras com habilitação em LEM-Espanhol, é
obrigatório que o Resumo do Trabalho informe o nome do seu Orientador(a).
Os resumos de “Trabalhos de Pesquisa”
devem conter objetivos, fundamentação teórica, metodologia e resultados
(parciais ou finais).
Os resumos de “Relatos de Experiências
Didáticas” devem conter objetivos, fundamentação teórica, relato da experiência
didática e avaliação da experiência.
Os resumos poderão ser escritos em
português ou espanhol e deverão estar escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margens de 3 cm,
parágrafo justificado, página A4.
5.
Critérios de Avaliação dos Resumos para os Trabalhos (Comunicações Orais)
Para o aceite dos resumos das
Comunicações Orais, os avaliadores terão em conta diferentes critérios para
“Trabalhos de Pesquisa” e “Relatos de Experiência Didática” devido à natureza
de cada tipo de trabalho.
5.1
Os “Trabalhos de Pesquisa”
deverão:
- apresentar
claramente os objetivos;
- apresentar
claramente a metodologia utilizada, materiais, métodos, tipo de estudo,
etc.;
- declarar
a linha teórica a qual se filia o estudo ou principal autor(a) em que se
baseia;
- apresentar
resultados, ainda que preliminares;
- possuir
correção gramatical e lexical;
- estar
escrito em português ou espanhol.
5.2
Os “Relatos de Experiência Didática”
deverão:
- relatar
uma experiência didática realizada em sala de aula;
- apresentar
claramente os objetivos da experiência didática;
- declarar
em que a linha teórica se baseou para elaborar as atividades da
experiência ou mencionar o principal autor(a) em que se baseia;
- descrever
claramente os procedimentos didáticos realizados em sala de aula;
- avaliar
a experiência de forma a esclarecer quais foram seus aspectos positivos e,
se houver, as dificuldades encontradas em sua aplicação e/ou elaboração;
- possuir
correção gramatical e lexical;
- estar
escrito em português ou espanhol.
6.
Duração das Comunicações Orais
As Comunicações Orais terão duração de 15
(quinze) minutos. Ao final de cada sessão haverá 30 (trinta) minutos
para debate. As Comunicações Orais poderão ser realizadas em português ou
espanhol. Os trabalhos serão agrupados por “Eixos Temáticos”.
7. Datas e Horários das
Comunicações Orais
As Comunicações Orais serão
realizadas em duas Sessões:
Sessão
|
Data
|
Horário
|
1
|
27/05/2016
|
das 13h30min às 15h
|
2
|
28/05/2016
|
das 8h às 10h30min
|
8. Publicações
ISSN dos Trabalhos Completos em forma de Artigos nos Anais
Informamos que a entrega/envio dos Trabalhos completos
em forma de Artigos para publicação nos Anais do XVI EnPLEE 2016 deverá
ser realizada até
o dia 30/07/2016, de acordo com Normas que ainda serão divulgadas
pela Comissão Científica e Organizadora.
9. Oficinas
As Oficinas serão realizadas em 02 (duas)
Sessões, bem como as inscrições serão realizadas no dia 27 de maio de 2016, a
partir das 7h30, durante o Processo de Credenciamento de todos(as) participantes.
Serão ofertadas 08 (oito) Oficinas, a saber:
|
Sessão 1 – 27/05/2016 (sexta-feira)
|
Das 19h30 às 21h
|
Oficina
|
Temática
|
Professor(a)
|
1
|
Recursos Didáticos para trabalhar as
Variedades Fonético-fonológicas nas Aulas de Espanhol
|
Profª Dnda. Natalia dos Santos Figueiredo (UNILA,
Foz do Iguaçu/PR)
|
2
|
Curta-metragem e sua Aplicabilidade na
Aula de Língua Espanhola
|
Profª Ms. Naiane Carolina Menta
(UFFS, Realeza/PR)
|
3
|
Elaboración de Secuencias Didácticas con
base en las Inteligencias Múltiples
|
Profª Ms. Ester Petra Sara Moreno de Mussini
(PIEDRALAVES, Curitiba/PR)
Profª Ms. Inez Gaias
(PUCPR, Curitiba/PR)
|
4
|
El portafolio como instrumento de
Evaluación
|
Profª Esp.
Hellen Christina Gonçalves
(IFPR,
Curitiba/PR)
|
|
Sessão 2 – 28/05/2016 (sábado)
|
Das 11h às 12h30
|
Oficina
|
Temática
|
Professor(a)
|
5
|
Enseñanza Aprendizaje de Lengua
Española: algunas posibilidades de Estrategias y Acciones
|
Profª Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini (UENP,
Jacarezinho/PR)
|
6
|
A abordagem da Literatura de Língua
Espanhola no Ensino de Espanhol para Brasileiros
|
Profº Dndo. Flávio Pereira
(UNIOESTE, Foz do Iguaçu/PR)
|
7
|
Producción de materiales para la
Enseñanza del Español
|
Prof.ª Mnda. Anelise
Copetti Dalla Corte
(UNICENTRO, Irati/PR)
|
8
|
Para crear hay que conectar: ¿Jugamos con los
conectores?
|
Profª Ms. Gisele Rodrigues da Silva
(Instituto Cervantes, Curitiba/PR)
Profª Esp. Tania Alonso Galán
(Instituto Cervantes, Curitiba/PR)
|
A Comissão
Organizadora. Curitiba, 15 de abril de 2016.
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