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Terceira Circular
 Curitiba, 15 de abril de 2016

            A Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná (APEEPR) e o Colégio Estadual do Paraná (CEPR) têm a satisfação de anunciar a realização do XVI Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná (EnPLEE), que ocorrerá nas dependências do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, nos dias 27 e 28 de maio de 2016.

            Nesta edição o XVI EnPLEE 2016 tem como tema as “Práticas Pedagógicas para a Disciplina de Língua Espanhola no Estado do Paraná”.


Comunicamos que a Certificação do XVI EnPLEE 2016 será emitida pela Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU), de União da Vitória/PR, com Carga Horária de 25 (vinte e cinco) horas, desde que comprovado o pagamento da Inscrição e a devida participação no evento, bem como será entregue no encerramento deste evento, dia 28/05/2016, a partir das 15h30, somente para os(as) participantes inscritos(as) até o dia 10/05/2016, em razão da confecção dos Certificados. Os(as) inscritos(as) após está data, 10/05/2016, receberão o Certificado em data ainda a ser definida (prazo mínimo de dois meses).

O XVI EnPLEE 2016 contará com Mesas-Plenárias e Oficinas apresentadas por convidados(as) de diferentes Instituições de Ensino, bem como por Comunicações Orais que serão propostas por professores(as) e acadêmicos(as) de acordo com os “Eixos Temáticos” constantes das instruções para inscrição de Comunicações Orais. Portanto, as Inscrições poderão ser realizadas nas modalidades Participantes Ouvintes (sem apresentação de Trabalhos) ou Participantes Apresentadores (com apresentação de Trabalhos).

Reiteramos que as Inscrições para este XVI EnPLEE 2016 e/ou para adesão de novos(as) Associados(as) e/ou atualização dos(as) já Associados(as), serão realizadas exclusivamente através dos e-mails informados nas Orientações constantes nesta 3ª Circular e NÂO ATRAVÉS DO SITE, pois este se encontra em reformulação e manutenção.
1. Orientações para Inscrição de Participantes Ouvintes (sem apresentação de Trabalhos)
            As inscrições de Ouvintes deverão ser realizadas até 10 de maio de 2016. Ao inscrever, os(as) Participantes Ouvintes poderão participar das Mesas-Plenárias, Conferência e até 02 (duas) Oficinas (Verificar a Programação Geral Oficial).

1.1 Participante Ouvinte - COMO PROCEDER?
1º Preencher e anexar a “Ficha de Inscrição” disponível no Blog da APEEPR:  http://apeeprenlinea.blogspot.com.br/
2º Realizar pagamento (depósito) da Contribuição Social Anual (anuidade), conforme Artigo 12, Parágrafos 1º e 2º do Estatuto Social da APEEPR:
Valores - Professores(as): R$ 50,00                    Valores - Acadêmicos(as): R$ 25,00
            OBS: verificar o disposto no Ato Ad Referendum nº 001/2016 de 20/03/2016 da Presidência da DGE/APEEPR que orienta a Regularização do Pagamento da Contribuição Social Anual (anuidade) da APEEPR referente ao período de 2013 a 2016.

DADOS BANCÁRIOS:
Caixa Econômica Federal
Agência nº 0663 - Conta Poupança nº 2821-2 - Operação 013
CNPJ 78.782.158/0001-58

3º Anexar e enviar por e-mail o Comprovante de Pagamento (depósito) da Anuidade;
4º Acadêmicos(as) deverão anexar e enviar por e-mail Comprovante de que estão regularmente matriculados(as) em Curso de Letras com habilitação em LEM-Espanhol;
5º Enviar os documentos solicitados para o e-mail: ouvintesenplee@gmail.com


2. Orientações para Inscrição de Participantes Apresentadores/as (Comunicações Orais)
            As inscrições de Apresentadores(as) de Comunicações Orais deverão ser realizadas até o dia 10 de maio de 2016. Ao inscrever sua Comunicação Oral, os(as) Participantes Apresentadores(as) poderão participar das Mesas-Plenárias, Conferência e até 02 (duas) Oficinas (Verificar a Programação Geral Oficial). Ainda, nesta Edição do evento, XVI EnPLEE 2016, os(as) proponentes poderão inscrever no máximo até 02 (dois) Trabalhos (Comunicações Orais), desde que se encaixem nos “Eixos Temáticos” propostos.
           
2.1 Participante Apresentador(a) de Trabalho - COMO PROCEDER?
1º Preencher e anexar a “Ficha de Inscrição” disponível no Blog da APEEPR:
http://apeeprenlinea.blogspot.com.br/
2º Realizar pagamento (depósito) da Contribuição Social Anual (anuidade), conforme Artigo 12, Parágrafos 1º e 2º do Estatuto Social da APEEPR:
            Valores - Professores(as): R$ 50,00                    Valores - Acadêmicos(as): R$ 25,00
OBS: verificar o disposto no Ato Ad Referendum nº 001/2016 de 20/03/2016 da Presidência da DGE/APEEPR que orienta a Regularização do Pagamento da Contribuição Social Anual (anuidade) da APEEPR referente ao período de 2013 a 2016.

DADOS BANCÁRIOS:
Caixa Econômica Federal
Agência nº 0663 - Conta Poupança nº 2821-2 - Operação 013
CNPJ 78.782.158/0001-58

3º Anexar e enviar por e-mail o Comprovante de Pagamento (depósito) da Anuidade;
4º Anexar e enviar por e-mail o Resumo do Trabalho;
5º Acadêmicos(as) deverão anexar e enviar por e-mail Comprovante de que estão regularmente matriculados(as) em Curso de Letras com habilitação em LEM-Espanhol;
6º Enviar os documentos solicitados para o e-mail: comunicacoesenplee@gmail.com

No assunto do e-mail deve-se indicar o Eixo Temático no qual se encaixa o trabalho e o seu título (Exemplo: 1. A canção nas aulas de Língua Espanhola). No corpo do e-mail favor escrever o nome dos(as) autores(as) e a instituição a qual pertence(m).

3. Eixos Temáticos
            Serão aceitos “Relatos de Experiências Didáticas” e/ou “Trabalhos de Pesquisa” em andamento ou concluídas que se encaixem em um dos seguintes Eixos Temáticos com foco no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Espanhola como Língua Estrangeira:

1.  Ensino da Língua Espanhola;
2.  Temas Transversais no Ensino da Língua Espanhola;
3.  Ensino de Literaturas de Língua Espanhola;
4.  Análise e produção de material didático em Língua Espanhola;
5.  Gêneros textuais no Ensino da Língua Espanhola;
6.  Aquisição da Língua Espanhola;
7.  Políticas Públicas e Linguísticas para o Ensino da Língua Espanhola;
8.   Currículos, Planejamentos e Propostas Pedagógicas Curriculares para o ensino de Língua Espanhola.

            Devido à natureza do XVI EnPLEE, isto é, um Encontro dirigido aos(às) professores(as) de Língua Espanhola, serão priorizados os trabalhos que apresentarem interesse mais direto às Práticas Pedagógicas realizadas em sala de aula.
           

4. Normas para Envio de Resumos
            Os resumos deverão conter:
·      o título do trabalho em negrito, centralizado e em caixa alta;
·      em linha logo abaixo do título, a titulação, o nome e, entre parênteses, a instituição dos(as) autores(as), alinhados à direita e somente as letras iniciais de cada palavra em caixa alta;
·      na sequência, a titulação, o nome e, entre parênteses, a instituição do(a) Orientador(a), alinhado à direita e somente as letras iniciais de cada palavra em caixa alta;
·      texto de no mínimo 300 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único;
·      de três a cinco palavras-chaves separadas por ponto e vírgula;
·      as palavras Resumo e Palavras-chave em negrito e somente a primeira letra em caixa alta;
·      à palavra Resumo devem seguir-se dois pontos e o texto.

Quando os(as) proponentes forem acadêmicos(as) de Licenciatura em Letras com habilitação em LEM-Espanhol, é obrigatório que o Resumo do Trabalho informe o nome do seu Orientador(a).
            Os resumos de “Trabalhos de Pesquisa” devem conter objetivos, fundamentação teórica, metodologia e resultados (parciais ou finais).
            Os resumos de “Relatos de Experiências Didáticas” devem conter objetivos, fundamentação teórica, relato da experiência didática e avaliação da experiência.
            Os resumos poderão ser escritos em português ou espanhol e deverão estar escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margens de 3 cm, parágrafo justificado, página A4.


5. Critérios de Avaliação dos Resumos para os Trabalhos (Comunicações Orais)
            Para o aceite dos resumos das Comunicações Orais, os avaliadores terão em conta diferentes critérios para “Trabalhos de Pesquisa” e “Relatos de Experiência Didática” devido à natureza de cada tipo de trabalho.

5.1 Os Trabalhos de Pesquisa deverão:
  • apresentar claramente os objetivos;
  • apresentar claramente a metodologia utilizada, materiais, métodos, tipo de estudo, etc.;
  • declarar a linha teórica a qual se filia o estudo ou principal autor(a) em que se baseia;
  • apresentar resultados, ainda que preliminares;
  • possuir correção gramatical e lexical;
  • estar escrito em português ou espanhol.


5.2 Os Relatos de Experiência Didática deverão:
  • relatar uma experiência didática realizada em sala de aula;
  • apresentar claramente os objetivos da experiência didática;
  • declarar em que a linha teórica se baseou para elaborar as atividades da experiência ou mencionar o principal autor(a) em que se baseia;
  • descrever claramente os procedimentos didáticos realizados em sala de aula;
  • avaliar a experiência de forma a esclarecer quais foram seus aspectos positivos e, se houver, as dificuldades encontradas em sua aplicação e/ou elaboração;
  • possuir correção gramatical e lexical;
  • estar escrito em português ou espanhol.

6. Duração das Comunicações Orais
            As Comunicações Orais terão duração de 15 (quinze) minutos. Ao final de cada sessão haverá 30 (trinta) minutos para debate. As Comunicações Orais poderão ser realizadas em português ou espanhol. Os trabalhos serão agrupados por “Eixos Temáticos”.

7. Datas e Horários das Comunicações Orais
            As Comunicações Orais serão realizadas em duas Sessões:

Sessão
Data
Horário
1
27/05/2016
das 13h30min às 15h
2
28/05/2016
das 8h às 10h30min

8. Publicações ISSN dos Trabalhos Completos em forma de Artigos nos Anais
            Informamos que a entrega/envio dos Trabalhos completos em forma de Artigos para publicação nos Anais do XVI EnPLEE 2016 deverá ser realizada até o dia 30/07/2016, de acordo com Normas que ainda serão divulgadas pela Comissão Científica e Organizadora.

9. Oficinas
            As Oficinas serão realizadas em 02 (duas) Sessões, bem como as inscrições serão realizadas no dia 27 de maio de 2016, a partir das 7h30, durante o Processo de Credenciamento de todos(as) participantes. Serão ofertadas 08 (oito) Oficinas, a saber:



Sessão 1 – 27/05/2016 (sexta-feira)
Das 19h30 às 21h
Oficina
Temática
Professor(a)
1
Recursos Didáticos para trabalhar as Variedades Fonético-fonológicas nas Aulas de Espanhol
Profª Dnda. Natalia dos Santos Figueiredo (UNILA, Foz do Iguaçu/PR)
2
Curta-metragem e sua Aplicabilidade na Aula de Língua Espanhola
Profª Ms. Naiane Carolina Menta
(UFFS, Realeza/PR)
3
Elaboración de Secuencias Didácticas con base en las Inteligencias Múltiples
Profª Ms. Ester Petra Sara Moreno de Mussini (PIEDRALAVES, Curitiba/PR)
Profª Ms. Inez Gaias
(PUCPR, Curitiba/PR)
4
El portafolio como instrumento de Evaluación
Profª Esp. Hellen Christina Gonçalves
(IFPR, Curitiba/PR)


Sessão 2 – 28/05/2016 (sábado)
Das 11h às 12h30
Oficina
Temática
Professor(a)
5
Enseñanza Aprendizaje de Lengua Española: algunas posibilidades de Estrategias y Acciones
Profª Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini (UENP, Jacarezinho/PR)
6
A abordagem da Literatura de Língua Espanhola no Ensino de Espanhol para Brasileiros
Profº Dndo. Flávio Pereira
(UNIOESTE, Foz do Iguaçu/PR)
7
Producción de materiales para la Enseñanza del Español
Prof.ª Mnda. Anelise Copetti Dalla Corte (UNICENTRO, Irati/PR)
8
Para crear hay que conectar: ¿Jugamos con los conectores?

Profª Ms. Gisele Rodrigues da Silva
(Instituto Cervantes, Curitiba/PR)
Profª Esp. Tania Alonso Galán
(Instituto Cervantes, Curitiba/PR)

A Comissão Organizadora. Curitiba, 15 de abril de 2016.

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