Considerações
e Orientações sobre a reorganização do CELEM para 2018
Professores(as), com relação à reorganização do CELEM proposta pela
SEED-PR, há mudanças positivas, contudo outras que provavelmente terão o
chamado “efeito cascata” como a diminuição de turmas e consequentemente de
carga horária levando professores(as) de LEM a ministrarem aulas de Português. Neste sentido, a
SEED-PR, através dos seus NREs, está consultando as escolas sobre a
oferta do CELEM para o ano letivo de 2018 para que essas se manifestem sobre... Acesso ao nosso documento clique aqui.
a)
se ofertarão
turmas de P2 (2ºano) para encerramento do Curso Básico, MESMO COM O
NÚMERO MÍNIMO ABAIXO DE 20 ALUNOS, já que há turmas que iniciaram como P1
(1ºano) em 2017 nessa modalidade assegurando o direito de Conclusão do Curso
Básico em 2018 para certificação;
b)
se ofertarão
turmas de Aprimoramento após conclusão do Curso Básico, já que há
turmas que iniciaram como P2 (2ºano) em 2017 nessa modalidade; Com relação ao
Aprimoramento, nosso entendimento é de que uma vez que os(as) alunos(as) tenham
iniciado seus estudos nessa modalidade, pressupõe que também terão o direito
assegurado para matricula no Aprimoramento, MESMO COM O NÚMERO MÍNIMO ABAIXO DE
15 ALUNOS, concluindo ambas modalidades que deixarão de existir;
c)
se ofertarão
turmas já na nova modalidade, isto é, com certificação anual e
organizada em níveis de proficiência linguística (A1, A2, B1, B2, C1 e C2).
A
SEED-PR, também consulta sobre a continuidade da oferta do funcionamento do
CELEM nas escolas, com foco naquelas que ofertam somente LEM-Espanhol, contudo
está equivocada ao induzir as direções das escolas de que em razão da “Reforma
do Ensino Médio” e a revogação da Lei Federal nº11.161/2005, a qual determinava
a oferta obrigatória do Espanhol no Ensino Médio, mesmo de matrícula
facultativa aos(às) alunos(as), de que não haveria mais a necessidade e/ou importância
em manter a oferta da LEM-Espanhol. Acreditamos
que independentemente da LEM, a oferta do CELEM deve ser assegurada porque é
uma conquista, desde 1986, das Comunidades Escolares.
Diante
do exposto, externamos nossa preocupação, e assim sendo, elaboramos as
seguintes orientações e considerações:
1)
É
imperativo, antes de se posicionarem e enviarem Ofício aos NREs, que as escolas devem convocar Reunião do
Conselho Escolar para discutir a situação do seu CELEM, portanto, não é
autonomia de direção de escola tomar decisões unilaterais, isto é, toda decisão
DEVE ser devidamente discutida com a COMUNIDADE ESCOLAR (alunos, pais,
professores e funcionários) e registrada em Ata;
2)
É
preciso considerar que o CELEM é usado
também para a projeção do porte das escolas e consequentemente para a
demanda das escolas no sentido de se obter mais pedagogos(as),
funcionários(as), etc., o que deve ser considerado pela direção da escola;
3)
É
relevante, considerar também, que mesmo as escolas com problemas ocasionados
tanto pela evasão escolar e espaço físico adequado, e sejamos realistas, quanto
pela falta de seriedade, comprometimento e formação de alguns(as) professores(as),
neste caso, professores(as) faltosos(as), baixa produtividade, não
participativo(a) na atualização profissional na sua área, falta de proficiência
(mesmo concursados/as), etc., devem deliberar
em Reunião do Conselho Escolar para tomar a medida cabível e somente depois
disso, com anuência desse Conselho, emitir Parecer e Ofício aos NRE e/ou
SEED-PR.
Por
fim, já passou da hora de todos(as)
os(as) professores(as) saírem da sua imaginável zona de conforto e fazer o
devido enfrentamento no sentido de se engajar, pedindo o debate e
fundamentando-o de forma inteligente no sentido de defender a manutenção da
oferta do CELEM e suas várias línguas estrangeiras para a Comunidade
Escolar (justificativas que somente digam respeito a Carreira, quantidade de
escolas, perda de aulas, ‘mimimi”, etc., devem ser evitadas porque se corre o
risco de serem do tipo “pensando no próprio umbigo”) e exigir que as discussões
sobre o futuro do CELEM na sua escola sejam amplamente discutidas, embora não
haja tempo hábil pois o prazo de envio de suas decisões ao NRE finalizará na
próxima semana.
Curitiba,
Paraná, 06 de outubro de 2017.
Profº Mndo. Gilson
Rodrigo Woginski
Presidente da
Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná – APEEPR
Membro do Fórum
Estadual das Associações de Professores(as) de Línguas Estrangeiras do Paraná –
FEAPLEPR
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