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URGENTE: Considerações e Orientações sobre a reorganização do CELEM para 2018

Considerações e Orientações sobre a reorganização do CELEM para 2018

Professores(as), com relação à reorganização do CELEM proposta pela SEED-PR, há mudanças positivas, contudo outras que provavelmente terão o chamado “efeito cascata” como a diminuição de turmas e consequentemente de carga horária levando professores(as) de LEM a ministrarem aulas de Português. Neste sentido, a SEED-PR, através dos seus NREs, está consultando as escolas sobre a oferta do CELEM para o ano letivo de 2018 para que essas se manifestem sobre... Acesso ao nosso documento clique aqui.
a)    se ofertarão turmas de P2 (2ºano) para encerramento do Curso Básico, MESMO COM O NÚMERO MÍNIMO ABAIXO DE 20 ALUNOS, já que há turmas que iniciaram como P1 (1ºano) em 2017 nessa modalidade assegurando o direito de Conclusão do Curso Básico em 2018 para certificação;
b)   se ofertarão turmas de Aprimoramento após conclusão do Curso Básico, já que há turmas que iniciaram como P2 (2ºano) em 2017 nessa modalidade; Com relação ao Aprimoramento, nosso entendimento é de que uma vez que os(as) alunos(as) tenham iniciado seus estudos nessa modalidade, pressupõe que também terão o direito assegurado para matricula no Aprimoramento, MESMO COM O NÚMERO MÍNIMO ABAIXO DE 15 ALUNOS, concluindo ambas modalidades que deixarão de existir;
c)    se ofertarão turmas já na nova modalidade, isto é, com certificação anual e organizada em níveis de proficiência linguística (A1, A2, B1, B2, C1 e C2).

A SEED-PR, também consulta sobre a continuidade da oferta do funcionamento do CELEM nas escolas, com foco naquelas que ofertam somente LEM-Espanhol, contudo está equivocada ao induzir as direções das escolas de que em razão da “Reforma do Ensino Médio” e a revogação da Lei Federal nº11.161/2005, a qual determinava a oferta obrigatória do Espanhol no Ensino Médio, mesmo de matrícula facultativa aos(às) alunos(as), de que não haveria mais a necessidade e/ou importância em manter a oferta da LEM-Espanhol. Acreditamos que independentemente da LEM, a oferta do CELEM deve ser assegurada porque é uma conquista, desde 1986, das Comunidades Escolares.

Diante do exposto, externamos nossa preocupação, e assim sendo, elaboramos as seguintes orientações e considerações:
1)   É imperativo, antes de se posicionarem e enviarem Ofício aos NREs, que as escolas devem convocar Reunião do Conselho Escolar para discutir a situação do seu CELEM, portanto, não é autonomia de direção de escola tomar decisões unilaterais, isto é, toda decisão DEVE ser devidamente discutida com a COMUNIDADE ESCOLAR (alunos, pais, professores e funcionários) e registrada em Ata;
2)   É preciso considerar que o CELEM é usado também para a projeção do porte das escolas e consequentemente para a demanda das escolas no sentido de se obter mais pedagogos(as), funcionários(as), etc., o que deve ser considerado pela direção da escola;
3)   É relevante, considerar também, que mesmo as escolas com problemas ocasionados tanto pela evasão escolar e espaço físico adequado, e sejamos realistas, quanto pela falta de seriedade, comprometimento e formação de alguns(as) professores(as), neste caso, professores(as) faltosos(as), baixa produtividade, não participativo(a) na atualização profissional na sua área, falta de proficiência (mesmo concursados/as), etc., devem deliberar em Reunião do Conselho Escolar para tomar a medida cabível e somente depois disso, com anuência desse Conselho, emitir Parecer e Ofício aos NRE e/ou SEED-PR.

Por fim, já passou da hora de todos(as) os(as) professores(as) saírem da sua imaginável zona de conforto e fazer o devido enfrentamento no sentido de se engajar, pedindo o debate e fundamentando-o de forma inteligente no sentido de defender a manutenção da oferta do CELEM e suas várias línguas estrangeiras para a Comunidade Escolar (justificativas que somente digam respeito a Carreira, quantidade de escolas, perda de aulas, ‘mimimi”, etc., devem ser evitadas porque se corre o risco de serem do tipo “pensando no próprio umbigo”) e exigir que as discussões sobre o futuro do CELEM na sua escola sejam amplamente discutidas, embora não haja tempo hábil pois o prazo de envio de suas decisões ao NRE finalizará na próxima semana.

Curitiba, Paraná, 06 de outubro de 2017.

Profº Mndo. Gilson Rodrigo Woginski
Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná – APEEPR
Membro do Fórum Estadual das Associações de Professores(as) de Línguas Estrangeiras do Paraná – FEAPLEPR

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