martes, 22 de septiembre de 2009

Informativo da Comissão Permanente para o Acompanhamento da Implantação do Espanhol

Encaminhamos algumas das iniciativas que vem sendo tomada pela Comissão Permanente para o Acompanhamento da Implantação do Espanhol.


Olá a todos,

Escrevo em nome da Comissão Permanente para o Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro (ufa! rsrs), para contar o que andamos fazendo nas últimas semanas.

Depois da reunião com o MEC, a Comissão, em primeiro lugar, precisou se organizar internamente, para poder começar a trabalhar sobre os documentos que nos foram entregues naquela ocasião (a Carta de Intenções e o Programa Executivo assinados pelo MEC e pelo IC).

Primeiramente, criamos uma "coordenação" da nossa Comissão, com 4 membros de diferentes Estados do país: Elzimar Costa (UFMG), Suzana Mancilla (UFMS), Valesca Irala (Unipampa - RS) e Sandro (UFS - SE).

Depois disto, essa coordenação iniciou um trabalho de discussão das ações e de delegação de tarefas, o que aconteceu na semana passada.

Neste momento, há 4 grupos de trabalho atuando em questões distintas, para a produção de documentos que deverão ser finalizados até a data indicada:

1) Documento de análise da Carta de Intenções e do Programa Executivo - 30 de setembro;
2) Documento de análise da Plataforma AVE - até 15 de outubro;
3) Documento a ser entregue às Secretarias de Educação (ou ao Conselho Nacional das Secretarias de Educação) - 30 de setembro;
4) Análise jurídica da Carta de Intenções - 30 de setembro.

Com estes documentos elaborados, vamos pedir novas reuniões com a Assessoria de Relações Internacionais e com a Secretaria de Educação à Distância (SEAD) do MEC.

A Luciana (RJ) e a Suely (MT) estiveram numa reunião com o presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) na semana passada e estão articulando a presença da Comissão em reunião futura, com boa possibilidade de organizarem uma mesa-redonda para discutir o acordo, em outubro.

A Neide (SP) deverá estar em Brasília para compromissos dela em 30 de setembro, e levará o pedido de reunião da Comissão para a SEB (Secretaria de Ensino Básico) do MEC, para começarmos a discutir questão vinculadas à implantação do espanhol juntamente com essa Secretaria.

Está por ser publicado, na edição de número 10 da revista eletrônica do Departamento de Letras da UFSCar (Linguasagem) , um texto que Elzimar, Luciana e Fernanda escreveram sobre a assinatura da Carta e do Programa. Nele, já há uma breve análise desses documentos. O endereço é www.letras.ufscar. br/linguasagem, espero que entre logo no ar.

Assim que tivermos mais novidades, escrevemos.

Abraço a todos, Fernanda.

No hay comentarios:

Publicar un comentario