Ir al contenido principal

ICBA debate implementação do espanhol nas escolas do PR em homenagem ao Dia Mundial do Livro

O Instituto Cultural Brasil Argentina (ICBA) realizou, em 28 de abril, em sua sede, o "Tributo à palavra", em homenagem ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.
 A mesa redonda para discutir a implementação da língua espanhola nas escolas públicas municipais e estaduais do Paraná contou com a participação do representante do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) da Secretaria da Educação do Estado do Paraná,  Reginaldo Ferraz, da representante da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Curitiba, professora Solange Pacheco Ferreira, da Cônsul do Paraguai em Curitiba, Lurdes Bogado Dinsfrean, e do Cônsul do Chile, Luiz Celso Branco.
 Segundo Ferraz, devido à falta de professores do idioma castelhano, docentes de outras disciplinas que apresentem diplomas de proficiência em espanhol poderão ministrar aulas.
Por sua vez, Ferreira lembrou da parceria da Secretaria Municipal de Educação com o  ICBA. A instituição já deu aulas de castelhano e capacitação didático-metodológica para mais de 60 professores da Rede, e está prestes a recomeçar aulas nas próprias escolas, em diferentes bairros da cidade.
 Entre outras atividades, também foram realizadas oficinas, projeção do filme de animação Martín Fierro - sobre a obra clássica da literatura gauchesca argentina seguida de debate - ; círculo de leitura e apresentação de novos autores da literatura espanhola e hispano-americana.
 Professoras e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR ), da PUCPR e da Universidade Tuiuti (UTP)  que formam Licenciados em Letras Espanhol/Português, e Instituições dedicadas ao ensino da língua e cultura hispânicas, como o ICBA - Centro de Línguas, o Instituto Cervantes de Curitiba e Piedralaves comandaram as atividades desenvolvidas.
 A apresentação cultural "Tango", com Vânia e Gustavo e um coquetel com vinhos e empanadas encerraram o evento.

Comentarios